fbpx

Varejo 4.0: fique por dentro das maiores tendências para sua loja 1 mês ago

A sociedade atual presencia transformações aceleradas, principalmente no cenário tecnológico, e é claro que essas mudanças alcançam o setor comercial, criando um momento chamado de varejo 4.0.

Você verá, neste artigo, o que, de fato, significa essa expressão e como ela afeta a rotina e as vendas na sua empresa, seja ela física, seja ela digital.

Continue a leitura e entenda como a tecnologia pode oferecer inúmeros benefícios para lojistas. Vamos lá!

O que é o varejo 4.0?

O desenvolvimento das tecnologias ao longo dos últimos anos trouxe à indústria o termo 4.0. Trata-se de uma nova era, regida, principalmente, por essas inovações que aceleram, otimizam e automatizam os processos.

O varejo 4.0 participa desse momento ao integrar lojas físicas às digitais, usar sistemas computadorizados para melhorar processos que, antes, eram manuais e reinventar estratégias para alcançar resultados melhores nas vendas.

Essas mudanças são necessárias para acompanhar o desejo do consumidor atual por maior flexibilidade e liberdade na forma de realizar suas compras usando as ferramentas digitais.

Quais são as tendências do momento?

A tecnologia pode trabalhar a favor da gestão de lojas físicas e virtuais, mas, para isso, é preciso conhecer quais são as tendências do varejo 4.0 e entender o potencial de cada uma. Veja, a seguir, as inovações que você pode integrar ao seu negócio.

Assistentes digitais

A comunicação com os clientes é um aspecto importante de uma loja. Nos canais digitais, esse contato passa a ser realizado pelos assistentes virtuais. São sistemas automatizados que conseguem responder a perguntas, interagir de forma natural com o usuário para esclarecer dúvidas e auxiliar na realização de compras, agilizando o atendimento.

Pagamentos pelo celular

A mobilidade está cada vez mais presente na rotina do consumidor. As compras pelo celular têm crescido no Brasil, e isso deve alertar os lojistas para a necessidade de oferecer maior variedade de formas de pagamento e segurança para os clientes nesse meio.

Biometria e autoatendimento

Reinventar o modelo de funcionamento das lojas físicas também é necessário para atender a um público cada vez mais conectado e desejoso por agilidade.

A biometria e o autoatendimento são tecnologias que contribuem para a maior versatilidade nas compras em espaços físicos. A partir dessas ferramentas, o cliente fica mais autônomo em suas escolhas, evitando filas e conseguindo mais segurança para seu pagamento.

Integração entre loja virtual e física

Entre as tendências do varejo 4.0, a integração entre lojas físicas e e-commerces certamente se destaca. Espaços físicos e virtuais não podem competir entre si, pelo contrário, devem ter a mesma identidade e falar a mesma língua ao atender o consumidor.

O lojista pode apostar em estratégias, como estoque integrado, possibilidade de compra online e retirada na loja, ou mesmo experimentar na loja e receber o produto em casa.

A integração agrega valor à marca, pois melhora a experiência do cliente em sua jornada de compra, mostrando que a empresa está se adaptando às necessidades e aos desejos dele.

Entender as dinâmicas do varejo 4.0 é o caminho para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Para ajudar seu negócio, separamos mais um texto sobre práticas que podem impulsionar suas vendas. Não deixe de ler!





Fique antenado sobre as Novidades

Não enviaremos spam!