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Software de automação comercial: 5 razões para usar em sua loja 3 meses ago

Software de automação comercial

Buscar soluções que otimizem e agilizem os processos tem sido o foco de quem empreende no mercado atual. Nesse contexto, o software de automação comercial se apresenta como uma das principais ferramentas para alcançar esse tipo de resultado.

Se seu negócio ainda não conta com um sistema de gestão inteligente ou se o seu software não vem sendo efetivo, de fato, você está no lugar certo!

Vamos apresentar, neste artigo, os principais motivos para usar um software de automação comercial e quais critérios você deve usar para escolher um sistema de automação comercial em São Paulo ou em outra parte do Brasil. É só continuar a leitura!

O que é um software de automação comercial?

Foi-se o tempo em que administrar um negócio envolvia anotações e cálculos manuais. As planilhas também ficaram para trás, já que a inserção manual de dados deixava essas ferramentas vulneráveis a equívocos.

Por isso, um sistema que gerencie processos de forma automatizada e precisa é uma das tendências da gestão comercial, sendo chamado também de ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, que significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Esse tipo de tecnologia inteligente permite centralizar todas as rotinas que envolvem uma loja — seja física, seja virtual — por meio de um software no computador.

Entre esses processos, estão:

  • vendas;
  • estoque;
  • emissão de nota fiscal;
  • trocas e devoluções;
  • contas a pagar.

Em vez de coordenar cada aspecto individualmente, o software de automação comercial permite que quem faz a gestão da loja tenha uma visão panorâmica e sempre em tempo real de tudo o que acontece no negócio.

Quais são os benefícios de usar um sistema de automação?

Existem diversos benefícios que chamam a atenção em um software de automação comercial. Em São Paulo, muitas lojas ainda deixam de lado esse recurso que pode ser um aliado do negócio. Resolvemos destacar 5 vantagens que vão mostrar a você a necessidade de contar com uma ferramenta realmente eficiente. Veja a seguir!

1. Otimização de processos

Se você ainda lida com os processos da sua empresa de forma manual, basta pensar um pouco na quantidade de tempo que dedica a cada um deles. Pense um pouco mais no tempo utilizado para cruzar os dados das diferentes etapas a fim de gerar métricas para análise.

Com certeza, você chegou a um número significativo de horas por mês, que poderiam ser poupadas, caso contasse com um bom ERP.

Otimizar processos é uma das vantagens mais atrativas que o desenvolvimento da tecnologia proporcionou. Agora, as atividades passam a ser feitas de forma automática e com menor índice de erros pelo sistema.

2. Aumento na produtividade

Sabemos que alguns processos de rotina na empresa são estritamente burocráticos. Eles tomam tempo e não afetam diretamente o crescimento do negócio. No entanto, precisam ser feitos.

Por isso, o tempo poupado pela automação passa a ser usado pela gestão e por sua equipe para trabalharem de forma mais intensa e estratégica em ações que tragam reais resultados e possibilitem que a empresa conquiste mais clientes e alavanque as vendas.

3. Redução de custos

Algumas pessoas que empreendem podem ver a aquisição de um software de automação comercial como um custo a mais para a loja. Porém, é preciso pensar duas vezes e olhar sob outro ângulo.

Como já falamos aqui, isso faz com que as tarefas sejam executadas mais rápido, com menos intervenção humana e com mais chances de acertos. O resultado dessa equação é só um: economia de recursos para que eles sejam investidos em áreas que geram resultados.

4. Maior eficiência operacional e estratégica da empresa

A quantidade de informações que passam pela gestão de uma loja é enorme e, conforme o negócio cresce, o número de dados acompanha. Em muitos casos, isso causa confusão e acaba fugindo do controle da equipe.

O resultado pode ser desastroso, com finanças desorganizadas, logística ineficiente, reclamação de clientes e, consequentemente, enfraquecimento da empresa no mercado.

Por conta disso, contar com uma ferramenta inteligente, como o ERP, que centralize e automatize os processos, é uma solução eficaz para garantir que sua gestão de loja será eficiente nas operações diárias.

5. Acompanhamento de indicadores

Bons gestores sabem do valor dos indicadores de performance para um negócio. Em lojas físicas ou virtuais, existem alguns que mensuram o quanto a empresa está no caminho certo.

Entre os principais, estão o ticket médio, os clientes ativos, o percentual de conversão, a taxa de devolução e o retorno sobre o investimento.

No entanto, as métricas não surgem espontaneamente — é preciso que exista um sistema que colete os dados e organize-os de forma apresentável para o gestor. Somente assim, ele poderá tomar melhores decisões e criar novos planos de ação baseados em números de performance concretos.

O que avaliar para escolher um sistema?

Buscar por uma ferramenta de automação comercial em São Paulo pode ser desafiador. São muitas opções que, aparentemente, podem soar similares. No entanto, existem funções que precisam constar em um ERP para que ele atinja um desempenho realmente satisfatório.

Por isso, é fundamental saber o que procurar no sistema ideal para a sua loja. Como queremos ajudar você, separamos alguns pontos importantes que um software de automação comercial precisa apresentar:

  • controle de pedidos;
  • faturamentos em tempo real;
  • metas de curto e médio prazo e quanto falta para alcançá-las;
  • status do estoque, com produtos em falta ou prestes a acabar;
  • média de lucro pelos produtos vendidos;
  • ticket médio dos consumidores;
  • desempenho da equipe de vendas;
  • integração de loja virtual com loja física;
  • possibilidade de gerir diversas lojas, como uma rede de franquias;
  • relatórios sobre o desempenho do seu negócio.

Como você viu, não faltam razões para usar um software de automação comercial em sua loja. Seja ela virtual, seja ela física, um ERP será um grande aliado da organização e da otimização de processos em sua empresa. Por isso, é importante garantir um sistema que atenda realmente às necessidades da sua gestão.

Se você está procurando um sistema de automação comercial em São Paulo — mesmo que esteja em outro estado —, entre em contato com a equipe da WM10! Podemos ajudar você com soluções inteligentes e versáteis para o seu negócio, caminhando, de forma conjunta, rumo a resultados reais. Vamos trabalhar juntos?





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