fbpx

Entenda de que forma um sistema ERP pode ajudar na redução de custos 2 semanas ago

A redução de custos faz parte também da estratégia da empresa para o alcance de bons resultados. Com gastos mais enxutos, é possível ter uma gestão mais eficiente, aumentando a produtividade e, consequentemente, a porcentagem de lucro. 

Além disso, com o cenário econômico atual, ela se torna ainda mais importante. No entanto, não é uma tarefa fácil, pois exige planejamento e cooperação de todos. 

Dessa forma, é fundamental aliar as boas práticas com a tecnologia, como a implementação de um sistema ERP. A seguir, vamos mostrar como um sistema desse tipo pode auxiliar na redução de custos de sua empresa. Confira! 

Aumento da produtividade 

Todas as informações são inseridas no sistema, integrando os processos, o que melhora o fluxo de produção e faz com que sejam encontradas mais rapidamente — afinal, tudo está centralizado em um só lugar. Com isso, muitas etapas são automatizadas e organizadas, evitando o desperdício de tempo e, até mesmo, erros, que levam ao retrabalho. 

Automatização de tarefas 

Conforme explicado, um sistema ERP auxilia, principalmente, na automatização das tarefas. Essa é uma vantagem essencial para qualquer empresa, já que se gasta muito tempo em tarefas rotineiras, que, de fato, são necessárias para o andamento do negócio, mas não agregam grande valor na produção.

Dessa forma, é possível evitar o desperdício de tempo e utilizá-lo em atividades que visem a melhorar a qualidade dos produtos e a lucratividade do negócio. 

Melhora do controle dos processos e prazos 

Sem um bom controle dos processos e prazos, é difícil entregar todos os trabalhos no momento correto. Nesse sentido, um sistema ERP permite que os colaboradores gerenciem melhor suas agendas e contatos e estejam cientes também dos compromissos de outras pessoas, que, muitas vezes, dependem do seu serviço e vice-versa. E isso vale também para as informações externas, como de fornecedores, parceiros e clientes. 

Com isso, os prazos tendem a ser cumpridos e até reduzidos, fazendo com que todos os envolvidos no processo voltem a fazer negócio com a sua empresa. 

Centralização de informações 

A centralização de informações é mais um ponto positivo que ajuda a evitar o desperdício de tempo e a tornar os processos mais eficientes — que, mais uma vez, melhoram a produtividade e diminuem as chances de acontecer incidentes de última hora, gerando custos inesperados. 

Assim, históricos, balanços, previsões e demonstrativos podem facilmente ser acessados, tornando a gestão mais eficaz, além de que o armazenamento de dados é também muito mais seguro.

Redução de erros e fraudes 

Quando os processos são desorganizados, a probabilidade de ocorrer erros e fraudes é muito maior! Com a integração de um ERP, as informações ficam mais transparentes e descomplicadas de serem gerenciadas, evitando a aplicação de multas decorrentes de falhas ou golpes que, muitas vezes, envolvem muito dinheiro.

Gestão do estoque 

Por fim, um sistema ERP também é importante para uma boa gestão de estoque. Com as informações centralizadas, é muito mais simples fazer os pedidos na quantidade e nos momentos certos, sem que haja desperdício ou falta dos produtos. Ou seja: há um planejamento de compras muito mais eficiente, conforme a sazonalidade e as necessidades da empresa. 

Como você pôde ver, um sistema ERP é fundamental para a redução de custos de uma empresa. Contudo, no momento da escolha, é preciso levar em consideração alguns aspectos para optar por aquele que realmente atenda ao perfil e à operação da sua empresa. O WM10, por exemplo, é um sistema rápido e confiável que dispõe de uma infinidade de informações sobre o negócio em tempo real — ideal para empresas de pequeno e médio porte. 

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então, não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo!





Fique antenado sobre as Novidades

Não enviaremos spam!