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Qual a importância do sistema ERP para as vendas na Black Friday? 1 mês ago

Vender produtos ou serviços no cenário atual está sendo cada dia mais desafiador para as empresas. Uma data em que comércios de todos os portes estão investindo cada vez mais no Brasil, e que você não pode mais perder, é a Black Friday.

Contudo, para que sua loja tenha sucesso em períodos sazonais como esse, o diferencial para a sua organização, quanto ao planejamento, gerenciamento, controle gerencial e operacional das campanhas de vendas, pode ser a implementação de um sistema ERP.

Uma plataforma ERP poderá fazer tudo isso facilmente — dada a sua capacidade de integrar diversas ferramentas, como Business Intelligence, Big Data e Inteligência de Dados —, fazendo a diferença nas vendas na Black Friday e reforçando a sua marca.

Neste post, vamos detalhar os maiores — e melhores — motivos para que essa solução seja adotada. Vamos lá?

Eficiência no controle de estoque

Sem dúvida, não há nada mais frustrante para um usuário on-line do que descobrir que um dos produtos que queria comprar se esgotou em questão de minutos. Portanto, é essencial que as lojas on-line tenham controle em tempo real dos itens disponíveis e daqueles que estão prestes a acabar.

Portanto, todas essas informações devem ser gerenciadas de uma só vez, indicando quais produtos estão à venda e quantas unidades estão em estoque, garantindo, assim, um ótimo atendimento ao cliente.

Logística integrada e eficiente

Se o seu controle de estoque está gerenciado adequadamente, automaticamente a precisão dos processos de logística e expedição é aumentada. Essa forma de gerenciamento reduz os custos de lidar com mercadorias devolvidas e estoque perdido, além do atendimento ao cliente.

Um sistema ERP também pode fornecer ferramentas inteligentes para prever com precisão os padrões de compra de seus clientes, o que reduz os custos de manutenção de estoque e diminui o estoque morto.

Facilidade em atualizar preços e descontos

O cliente está cada dia mais inteligente. Não seja desonesto! Subir os preços uma semana antes e realizar descontos em cima desses valores, além de ser uma péssima prática, acaba com a força da sua marca — e os seus clientes descobrem isso facilmente.

Por esse motivo, é importante que todos os departamentos envolvidos nas vendas para a Black Friday estabeleçam em conjunto a política de preços que será executada.

É muito útil ter um histórico dos descontos feitos pelo varejista, bem como as promoções associadas a um determinado produto. Com o auxílio de um sistema ERP, todas as informações podem ser centralizadas, e os responsáveis pela campanha poderão saber quais descontos ou promoções estão funcionando melhor — on time.

Capacidade para gerenciar um grande volume de vendas

Certamente, com um nível mais baixo de vendas, muitos dos problemas de sistema não existiriam. A atividade frenética de vendas na Black Friday pode levar a alguns erros, como a sobrecarga de dados, provocando lentidão dos sistemas.

No entanto, ao ter um sistema ERP em nuvem, os gargalos dificilmente acontecem, pois existem a previsibilidade e a escalabilidade já contempladas no início, o que o torna capaz de gerenciar um grande volume de dados.

Base atualizada para futuras campanhas

Os dados coletados durante o período da Black Friday podem ter um valor enorme, formando uma sólida base de informações. É uma ótima oportunidade para estudar tendências, preferências e reações do público.

Será possível descobrir muito sobre os consumidores, o que eles querem e o que rejeitam. Devemos fazer o possível para extrair lições práticas para utilizar durante o ano todo — um bom sistema ERP consegue fazer isso!

Relatórios de marketing para gerenciar as vendas na Black Friday

Um dos maiores benefícios dos sistemas ERP é que eles oferecem aos tomadores de decisão uma visão de cima para baixo de todo o negócio. Eles têm visibilidade completa sobre o que está acontecendo e podem gerar facilmente estatísticas e gráficos, todos provenientes de dados precisos e em tempo real.

Executivos e gerentes podem criar painéis que destaquem informações importantes para ver online como estão as vendas e até mesmo rever — e alterar a tempo — o rumo das campanhas criadas, repassando ao time de vendas as novas estratégias.

Melhores insights para o gerenciamento de campanhas

Com essa visibilidade garantida pelo ERP e com o auxílio de ferramentas de análise de dados, como BI — Business Inteligence —, torna-se possível a obtenção de insights avançados.

Como todos os dados estão em um lugar só, os relatórios serão extraídos de uma forma mais rápida, e o erro humano é mitigado, afinal, não será necessário agrupar as informações de diferentes sistemas para conseguir extrair um relatório gerencial.

Pensando em estratégias de vendas e de acordo com as informações extraídas você consegue verificar o comportamento das campanhas geradas, como:

  • Os descontos para determinado tipo de cliente estão convertendo em vendas?
  • A montagem de kits promocionais está funcionando como esperado?
  • Vale a pena oferecer frete grátis? Para quais clientes?

Omnichannel e vendas via marketplace

O sistema ERP certo pode realizar as vendas por meio de sua loja física e de sua loja virtual, vender em todos os marketplaces — grandes sites varejistas online — e ainda com a opção omnichannel, o que significa ofertar e vender por meio de múltiplos canais ou seu consumidor selecionar um produto no smartphone estando dentro da sua loja, pagar e já retirar na própria loja e vice-versa.

Pense em todas essas alternativas e interações, integradas com a gestão de estoque, contábil, de marketing e vendas. A experiência do cliente nunca foi tão divertida e confiável. E as possibilidades de rentabilidade são aumentadas de maneira expressiva.

E aí, ficou clara a importância da adoção de um sistema ERP, as suas maiores facilidades e vantagens, além dos lucros que acontecerão no período das vendas na Black Friday? Esperamos que tenha gostado das informações e que este post tenha servido de inspiração para você tomar uma decisão que poderá tornar a sua empresa ainda mais competitiva no mercado em que atua.

Não perca mais tempo! Entre em contato conosco e teremos prazer em te ajudar nesse novo desafio.





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