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Afinal, como posso fazer o mapeamento do perfil do consumidor? 4 meses ago

Perfil do consumidor

Trabalhar com a venda de produtos ou serviços implica em estar constantemente buscando estratégias para alcançar mais clientes. Nessa jornada de qualquer empreendedor, mapear o perfil do consumidor é uma tática infalível!

Neste texto queremos compartilhar com você as melhores dicas para realizar esse mapeamento de forma prática e eficaz. Continue a leitura e descubra como aumentar suas vendas a partir dessa técnica!

Por que o perfil do consumidor é importante?

Sempre que alguém decide abrir uma loja, uma das primeiras questões a serem resolvidas é a definição do público-alvo.

Saber qual é o perfil dos seus clientes é fundamental se você está expandindo seu negócio ou adicionando mais produtos. Também é possível que as vendas estejam baixas e você está precisando fazer uma revisão de estratégia.

Em qualquer uma das situações, entender o perfil do consumidor é o que vai garantir que você se comunique da forma correta, ofereça o que seu público realmente busca e ganhe destaque entre os concorrentes.

Como fazer o mapeamento?

Mapear seu público consumidor pode parecer complexo. De fato, exige estudo e dedicação, mas os resultados são extremamente positivos e podem garantir o sucesso do seu negócio.

Veja abaixo as principais dicas para um mapeamento eficiente.

Saiba a idade predominante

A idade é um dos fatores que mais influencia os hábitos de consumo de um público. Por isso, é fundamental encontrar formas para identificar a faixa etária dos seus clientes.

Para isso, você pode apostar em pesquisas com formulários nas lojas físicas ou por e-mail. Outra estratégia é usar métricas de mídias sociais para definir seu público a partir dos seguidores.

Aposte em conteúdos segmentados

Na hora de divulgar sua marca, aposte em espaços segmentados e apresente conteúdos direcionados para públicos específicos. Assim, você poderá observar em quais espaços os resultados são melhores, entendendo qual perfil é o ideal.

O marketing de conteúdo também tem sido uma das fórmulas de sucesso para atrair leads para as empresas. A ideia é oferecer conteúdos segmentados que ajudem sua persona e mostrem que sua empresa é autoridade na área.

Entenda o que o cliente quer

Entender a dor do cliente é uma expressão muito usada no mercado de vendas. Isso significa que é fundamental saber do que o cliente realmente precisa e como sua empresa pode resolver os problemas dele.

Para descobrir isso, é interessante, além de muita observação e pesquisa, fazer entrevistas com pessoas que se encaixam em seu público-alvo.

Faça seu histórico de vendas

Se você já tem uma loja em operação e quer expandir para uma rede de lojas, é fundamental se basear no histórico de vendas para alcançar o perfil de consumidor da sua marca.

Para conseguir esses dados, é importante contar com um sistema em sua loja, que cadastre e mantenha registros dos clientes que já passaram pela sua empresa. Esses indicadores serão fundamentais para a ampliação da marca ou mesmo para a criação de estratégias de venda.

Quais ferramentas usar?

Ferramentas de Business Intelligence são grandes aliadas na hora de fazer um mapeamento de perfil de consumidor. Elas vão proporcionar dados e indicadores que poderão dar um amplo panorama do seu público-alvo.

Viu como entender o perfil do consumidor é importante para o crescimento e sucesso do seu negócio? Esperamos que as dicas deste artigo ajudem você a alavancar seu empreendimento!

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