fbpx

Saiba como otimizar a operação logística por meio de sistemas ERP 2 semanas ago

Gerenciar as operações logísticas é um desafio constante tanto para as lojas físicas quanto para os e-commerces. O varejo 4.0 está aí e é preciso se antever às principais tendências de inovação do seu ramo de comércio. A gestão da cadeia de suprimentos é uma demanda crítica para uma empresa se manter competitiva no mercado. Nesse contexto, um sistema ERP pode facilitar bastante essas tarefas.

Os softwares de automação comercial podem acelerar a execução das rotinas da sua loja física ou online. Com isso, é possível ganhar mais tempo livre para os projetos prioritários. O gestor deve enxergar a tecnologia como uma ferramenta de apoio aos processos de negócio. Ficou interessado no assunto? Então, descubra, agora, como otimizar a operação logística por meio de sistemas ERPs. Boa leitura!

O que é uma operação logística? 

Trata-se de um conjunto de processos para o funcionamento adequado de uma empresa. O foco é nas etapas da cadeia de suprimentos. Com isso, é possível conhecer melhor as tarefas de rotina, reduzir custos e aumentar a produtividade. As tarefas mais corriqueiras de uma operação logística são armazenagem, distribuição e transporte dos produtos. Essa lógica também se aplica à prestação de serviços.

Vale lembrar que a manutenção dos equipamentos, os contatos facilitados com fornecedores e o compromisso com prazos de entrega podem ter efeitos diretos na satisfação dos seus clientes. A ideia é evitar desperdícios sem deixar de lado a eficiência operacional. Nesse caso, a padronização de processos pode ser interessante para a rotina das suas equipes. Veja, agora, as 5 vantagens do sistema ERP para a operação logística do seu negócio.

Automatização das informações

Os sistemas ERPs conseguem processar grandes volumes de dados. Com isso, são automatizadas as rotinas de coleta e organização das informações relevantes para a sua loja. Esses processos automáticos se baseiam em tecnologias de banco de dados. Armazenar todas essas fontes de conhecimento pode facilitar a criação de indicadores de desempenho do seu negócio.

Identificação dos gargalos dos processos

A operação logística de um comércio envolve uma série de tarefas e troca de informações entre as partes interessadas. O sistema ERP é um facilitador dessa comunicação. Com isso, é possível identificar quais processos estão com problemas e resolvê-los a tempo. Essa atuação integrada pode reduzir bastante o custo operacional do seu negócio.

Controle eficiente do estoque

Os sistemas informatizados registram e armazenam os dados das compras, dos produtos, dos fornecedores e dos clientes do seu negócio. Essas massas de informações facilitam o controle dos estoques. Assim, é possível descobrir quais são os itens com maiores taxas de devolução, os períodos com maiores saídas e os produtos com menos aceitação pelo público.

Gestão dos fornecedores

O relacionamento com os fornecedores é um pilar relevante para a qualidade no atendimento ao cliente. O ERP otimiza todo esse controle logístico. Com isso, é viável gerir os pedidos de compra, as garantias dos produtos e os prazos de entrega. Essas atividades contribuem também para um melhor gerenciamento de estoque.

Relatórios gerenciais

Os relatórios sumarizam todas as informações relevantes para os tomadores de decisão. Os sistemas ERPs conseguem processar vários dados em poucos segundos. Assim, é criada uma inteligência de negócios relevante para projetos futuros. Essas otimizações também permitem mapear o perfil do consumidor da sua loja.

Enfim, essas são as principais informações para você otimizar a operação logística da sua loja por meio dos sistemas ERPs. Vale lembrar que o engajamento das partes interessadas é essencial para o alcance dos resultados concretos.

Muito bem! Agora, você já sabe como otimizar a operação logística do seu comércio com as ferramentas ERPs. Gostou do artigo? Então, entre em contato com a WM10 e veja como podemos ajudar com nossas soluções comerciais.





Fique antenado sobre as Novidades

Não enviaremos spam!