fbpx

O que mudou com a NF-e 4.0 e como um sistema ERP agiliza os processos? 3 meses ago

Desde o dia 02 de julho de 2018 todas as empresas estão obrigadas a adotar a NF-e 4.0. O novo formato do documento fiscal já estava disponível desde 2017, mas a obrigatoriedade de uso passou a vigorar apenas no ano passado.

O tempo entre a sua disponibilidade e a obrigatoriedade de uso foi estabelecido pelos órgãos de regulamentação, a fim de que as empresas e os desenvolvedores de softwares tivessem tempo hábil para realizar as adequações, adaptando os softwares ao novo modelo.

Neste artigo, você vai entender quais são as mudanças trazidas pela NF-e 4.0 e de que forma um sistema ERP pode auxiliar, agilizando os processos dentro do varejo.

Ficou curioso? Continue a leitura e descubra!

Quais foram as mudanças trazidas pela NF-e 4.0?

A NF-e 4.0 trouxe uma série de mudanças técnicas relacionadas ao layout e preenchimento das informações. Veja alguns dos pontos que merecem destaque!

Conteúdo — Fundo de Combate à pobreza (FCP)

Recebe recursos do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Um novo layout, com opções de preenchimento relacionadas ao FCP, trazendo opções válidas tanto para operações internas quanto para operações interestaduais, com ou sem a regra da substituição tributária. Na NF-e 4.0, o valor devido deve ser identificado em um campo específico.

Conteúdo — FCP

Novos campos para preenchimento das informações de base de cálculo e ocorrência de retenção aplicada ao Fundo de Combate à Pobreza.

Campo — indicação de forma de pagamento

Com a mudança, é preciso informar o meio de pagamento utilizado, ou seja, se o pagamento ocorreu em dinheiro, cartão de débito ou crédito, cheque ou outra opção.

Campo — indicador de presença

Novo campo que possibilita preencher o local em que foi realizada a operação: presencial ou fora do estabelecimento comercial.

Campo — novas modalidades de frete

Transporte próprio por conta do remetente ou por conta do destinatário.

Layout — “Grupo de Rastreabilidade do Produto”

Informação do código do produto para rastreamento de itens sujeitos à regulação sanitária. Esse item só precisa ser preenchido em alguns casos específicos. No caso de empresas que vendem medicamentos, por exemplo, é preciso informar na nota fiscal eletrônica o código da ANVISA no campo específico do documento.

As mudanças trazidas pela evolução da NF-e são puramente técnicas, desta maneira, se a organização já conta com um sistema ERP de qualidade, as alterações não causaram um impacto muito grande na rotina.

O que é um sistema ERP e como ele se relaciona com a NF-e 4.0?

O sistema ERP é um software que integra todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema. Esse tipo de solução traz eficiência e qualifica os processos dentro do negócio.

As empresas têm a possibilidade de implantar um sistema ERP vinculado à emissão de notas fiscais eletrônicas, integrando sistemas em um só local, permitindo o acesso dos colaboradores e facilitando a execução de tarefas e o cruzamento de dados.

Utilizar um sistema ERP com emissor de nota fiscal eletrônica garante mais mobilidade para a empresa, já que é possível acessar o software por qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.

Além disso, ele melhora os indicadores de produtividade, uma vez que os colaboradores conseguem acessar as informações da empresa, emitir documentos fiscais e compartilhar relatórios em tempo real, mesmo que não estejam fisicamente na empresa.

Por que a empresa deve investir neste tipo de solução?

Você deve estar se perguntando: afinal, por que a minha empresa precisa combinar um ERP com a emissão das notas fiscais eletrônicas? Essa pergunta tem mais de uma resposta e todas elas estão relacionadas aos benefícios que o sistema ERP traz quando combinado com a função para emissão do documento fiscal.

O sistema ERP com emissão de NF-e reduz erros na emissão do documento fiscal e garante a melhora no processamento das informações. Assim, como os sistemas são combinados e o ERP já traz dados sobre clientes e mercadorias, fica muito mais fácil realizar o preenchimento da nota fiscal com as informações corretas.

Além disso, ele otimiza a produtividade e mobilidade, uma característica comum ao sistema ERP que segue presente quando disponível a opção de emissão de NF-e. O sistema ERP também permite a emissão de notas fiscais eletrônicas em lote, além de melhorar o controle financeiro, trazendo eficiência e permitindo a emissão de relatórios com agilidade e segurança.

Também facilita a gestão fiscal, uma vez que os melhores fornecedores de sistemas ERP do mercado com emissão de nota fiscal oferecem soluções alinhadas à legislação fiscal, com ferramentas atualizadas que garantem o atendimento de todas as obrigações fiscais. Melhora os indicadores de produtividade, inclusive para empresas que têm funcionários que trabalham externamente.

O sistema ERP online com emissor de NF-e possibilita que os colaboradores acessem as informações, emitam notas fiscais e relatórios e compartilhem todos os dados em tempo real.

Além de todas essas vantagens, o sistema ERP com emissor de nota fiscal eletrônica permite que o gestor utilize algumas métricas importantes para a gestão do negócio, como a velocidade de realização das rotinas, o número de contatos diários, os custos de manutenção, os lucros por cliente, entre outros.

Além da qualidade, a Web Managers é uma empresa reconhecida no mercado que atua por meio de sistemas confiáveis e consolidados. O WM10 é um sistema completo, com emissão de nota fiscal eletrônica em lote, impressa em bobina de impressão não fiscal, o que garante agilidade e reduz o custo, inclusive em manutenção. Além disso, o software armazena os arquivos em XML que são disponibilizados diretamente na área do contador.

Como você pôde ver, a combinação de um ERP com emissão de NF-e é um diferencial que pode beneficiar a rotina da sua empresa, trazendo mais eficiência, segurança jurídica e tributária e melhorando o desempenho da gestão como um todo. Investir nesse tipo de solução é uma vantagem competitiva que vai permitir ao gestor qualificar a sua rotina, trazendo agilidade e qualidade para os seus processos.

Você quer emitir NF-e 4.0 com segurança? Entre em contato com a Web Managers e descubra como podemos ajudar você!





Fique antenado sobre as Novidades

Não enviaremos spam!