fbpx

Inteligência operacional: como aplicar na loja por meio de um ERP? 2 semanas ago

O uso de tecnologias como aliadas nos processos de gestão cresce a cada dia nas empresas. Para obter benefícios, como mais inteligência operacional, os negócios investem em atualizações, implantação de novos módulos e aquisição de novos sistemas.

A pesquisa Panorama Mercado ERP apontou que, dentre os empreendimentos que já possuem sistemas tecnológicos para inteligência operacional, os recursos devem se concentrar na aquisição de indicadores estratégicos e tecnologia mobile.

Viu só como os concorrentes estão correndo atrás de formas de potencializar sua análise de dados? Então não fique para trás! Neste artigo, falaremos sobre como aplicar a inteligência operacional na rotina da loja por meio de um ERP!

O que é inteligência operacional?

Inteligência operacional é uma metodologia focada na análise e acompanhamento de dados. Seu objetivo é fornecer informações estratégicas precisas para a empresa, facilitando a tomada de decisões e embasando planos de ação e posicionamentos de negócio.

A inteligência operacional está intimamente ligada à tecnologia, que funciona como base do processo, movimentando o fluxo de informações e gerando respostas rápidas e eficientes conforme demanda.

Uma empresa que implanta e adota essa ferramenta em seu dia a dia colhe resultados extremamente positivos, como:

  • maior eficiência operacional;
  • recursos melhor aplicados;
  • redução de custos;
  • setores integrados, seguros e autônomos em suas decisões;
  • negócio mais efetivo e orientado.

Como aplicar a inteligência operacional por meio de um ERP?

Uma das receitas mais certeiras para aplicar a inteligência operacional em uma empresa é utilizando um ERP.

O sistema, conhecido como Sistema de Gestão Empresarial (ou Enterprise Resource Planning, como é chamado originalmente), tem como principal objetivo integrar todos os departamentos do negócio (desde o gerenciamento de estoque até o faturamento e a gestão de pessoas). Isso permite uma administração fluida, com dados interligados e precisos.

Viu como o objetivo principal da ferramenta se assemelha ao princípio-base da inteligência operacional? A seguir, você descobre como implantar a tecnologia e fazer com que ela trabalhe a seu favor!

1. Mapear processos

O primeiro passo para qualquer mudança estratégica é executar um bom mapeamento de processos. É necessário olhar de forma crítica para o funcionamento da empresa e compreender quais rotinas podem ser integradas e otimizadas.

Analise falhas, desvios, oportunidades de melhoria e cases de sucesso. Eles serão a base para o plano de ação de implementação do ERP.

2. Inserir a metodologia na cultura da empresa

Ainda que os processos de um ERP sejam automatizados, é fundamental que a cultura da inteligência operacional faça parte da rotina de cada colaborador da loja.

Eles serão peças-chave para a programação do sistema, e deverão ser capazes de coletar e analisar os dados fornecidos.

Além disso, uma empresa que opera com a mentalidade de um sistema de gestão integrada compreende seu papel no todo e contribui para o alinhamento de processos.

3. Deixar a TI mais próxima das decisões estratégicas do negócio

A Tecnologia da Informação vem ganhando espaço e se consolidando como um setor essencial para o sucesso estratégico das empresas.

De forma integrada aos demais departamentos, ele é capaz de fornecer soluções, prever problemas e disponibilizar dados analíticos para embasar tomadas de decisão.

Como escolher o melhor ERP para implantar a inteligência operacional?

Agora que você já sabe as bases para a implantação de um ERP para potencializar a inteligência operacional na empresa, temos algumas informações importantes para ajudar você na escolha do sistema:

  • busque um software de fácil implantação;
  • informe-se sobre as possibilidades de integração com outros sistemas;
  • estude a usabilidade da ferramenta;
  • faça comparações entre as opções disponíveis no mercado;
  • descubra se o sistema é escalável e pode acompanhar o crescimento do negócio;
  • escolha um fornecedor com expertise no assunto.

Implantar um ERP para promover inteligência operacional pode otimizar resultados e trazer maturidade estratégica para o negócio. Mas lembre-se da importância de estudar o mercado e avaliar as opções disponíveis para que o investimento não vire um prejuízo.

Com o WM10, sua empresa tem acesso a dados de forma transparente e intuitiva, e trabalha a gestão com base em metas periodicamente atualizadas.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o nosso completo ERP? Entre em contato com a gente! Vamos traçar juntos o melhor plano de automação para levar inteligência operacional à sua loja.





Fique antenado sobre as Novidades

Não enviaremos spam!