fbpx

Gestão fiscal de lojas físicas e e-commerce: 4 motivos para investir em ERP 1 semana ago

O mercado brasileiro vem se mostrando, a cada ano, mais aberto a experimentar novas tecnologias que prometem mais organização, leveza e fluidez ao negócio. Uma das provas dessa afirmação é o fato de que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Citrix, no fim do último ano, 57% das empresas brasileiras já utilizam dados armazenados em nuvem em seus processos, incluindo aqueles relacionados à gestão fiscal.

Uma das ferramentas mais úteis e que podem funcionar usando o sistema de armazenamento em nuvem é o sistema ERP (se quiser conhecer um pouco sobre ERPs com armazenamento em nuvem, baixe já nosso e-book sobre o tema!).

Preparamos este artigo com algumas informações-chave sobre a importância do uso da plataforma ERP para gestão fiscal em sua empresa. Boa leitura!

O que é um sistema ERP para gestão fiscal?

O sistema ERP, ou Enterprise Resource Planning — Planejamento de Recursos Empresariais —, é um software de gestão que tem como objetivo automatizar e integrar os processos de uma empresa, tornando-os mais sincronizados e acessíveis.

E esse é o sonho de toda empresa que realiza sua própria gestão fiscal. Por ser uma área repleta de pormenores, deve ser gerenciada com muita organização e responsabilidade, uma vez que descumprimentos na agenda de impostos e tributos podem acarretar sérios problemas.

Por que investir num sistema ERP?

Agilidade e integração. Essas são duas das principais características de um ERP. Quando relacionado à gestão fiscal, o software será capaz de manter organizados e atualizados os dados fiscais da empresa, tornando-os importantes ferramentas de auxílio em análises e decisões.

Além do motivo estratégico mencionado acima, listamos outras quatro razões para você considerar o investimento.

1. Dados e informações centralizados, acessíveis e organizados

Uma plataforma ERP voltada para a gestão fiscal e contábil possibilita a coordenação de dados e documentos fiscais gerados eletronicamente pela empresa. Sua interface permite que a equipe de gestão tenha acesso a cada uma dessas informações com rapidez, o que facilita na tomada de resoluções gerenciais e na comunicação efetiva entre todos os setores envolvidos nos processos fiscais e contábeis.

2. Controle eficiente das despesas e estoque

O sistema é capaz de organizar os dados, gerando maior clareza em sua gestão. Com os números em destaque e recursos adicionais, como gráficos, imagens e tabelas, fica mais fácil manter o controle sobre compras, estoque, gastos e receita.

3. Notas fiscais emitidas com mais velocidade

O ERP é capaz de gerar notas fiscais imediatamente após a compra, uma vez que já estão imputadas no sistema as informações-base para a emissão. Outra vantagem relacionada a esse assunto é a redução dos erros no preenchimento das notas fiscais, já que a plataforma gera automaticamente os dados referentes a impostos e tributações com base nas operações da empresa pré-cadastradas.

4. Equipes mais produtivas

Com um sistema que realiza, de forma automatizada, partes complexas e que, anteriormente, exigiriam tempo e desgaste do time de gestão fiscal, é possível concentrar os esforços dos colaboradores em outras etapas do processo. Isso ocasiona um aumento na produtividade e na satisfação da equipe.

O que fazer para implantar o ERP na empresa?

O primeiro passo para adquirir um sistema ERP funcional, atualizado e plenamente capaz de trazer todos os benefícios esperados é planejar o impacto da adoção do sistema tanto nos processos quanto nos resultados. Neste momento, devem ser estudados e levados em conta todos os investimentos relativos ao processo, em comparação com os resultados esperados após sua implantação.

Para facilitar esse trâmite, é possível receber o auxílio de empresas especializadas e capacitadas para lhe oferecer o serviço, desde a consultoria inicial até a implantação da plataforma.

Se você está interessado num ERP para otimizar sua gestão fiscal ou outros processos de sua empresa, que tal entrar em contato conosco para traçarmos um plano de ação adequado às suas necessidades? Vamos lá!





Fique antenado sobre as Novidades

Não enviaremos spam!