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Problemas para gerenciar suas promoções? Resolva em 6 passos! 10 meses ago

Criar uma promoção é uma estratégia que pode ajudar a alavancar as vendas da sua loja, pois qual consumidor não gosta de um desconto na sua compra?

Mas cuidado! Se empregada sem um planejamento, uma promoção pode virar uma grande dor de cabeça ao lojista.

Por isso, preparamos um passo a passo para que você crie promoções incríveis, estabeleça tabelas de preços, incentive a compra de mais itens e aumente o seu faturamento. Confira!

Passo 1 – Estabeleça um objetivo

A primeira etapa do planejamento a ser cumprida é ter claro qual é o objetivo da promoção: se o objetivo é liquidar o estoque acerca de determinado produto, como o caso de roupas de inverno que não foram vendidas durante a estação, ou então aproveitar épocas sazonais do comércio como Dia das Mães, Black Friday e Natal.

O importante é definir qual produto ou marca específica entrará na promoção e estabelecer uma meta de venda (valor) que deverá entrar no caixa. Você pode, também, aproveitar essa promoção para um objetivo secundário como, por exemplo, atualizar o banco de dados, realizar uma pesquisa com os clientes ou verificar qual produto tem maior ou menor giro.

Passo 2 – Desenhe uma estratégia

Esta é a etapa em se definem os caminhos pelos quais o objetivo será alcançado. E o primeiro deles é o formato: a promoção será um desconto? Um sorteio? Frete grátis? Ou do tipo “pague 2 e leve 3”?

Esse é a hora, também, de avaliar os custos desse investimento, ou seja, o benefício concreto para que a sua loja não fique no vermelho e o cliente saia satisfeito.

Portanto, faça uma projeção de tudo que envolve uma promoção (o valor do desconto, da divulgação, dos gastos com pessoal etc) para que você possa pensar na margem de lucro e nas oportunidades geradas com essa ação.

Se, porventura, o saldo da balança for negativo, não realize a promoção e aguarde o momento certo para fazê-la.

Passo 3 – Crie uma promoção irresistível

Para que o consumidor se interesse pela sua promoção é preciso que ela faça sentido e que tenha relevância, ou ele não vai comprar, certo?

Mas, um ponto relevante deve ser levado em consideração para chamar a atenção do seu cliente: agregar valor ao produto. Não basta apenas baixar o preço, e sim fazer com que o consumidor entenda a importância em adquirir o produto.

Por exemplo, um celular que está com 30% de desconto. O lojista tem a opção de apenas anunciar o desconto e esperar que as vendas aconteçam, ou utilizar das funções do produto, como uma câmara que pode capturar imagens em alta resolução, perfeita para o registro de momentos importantes. O que você acha que vai ter mais resultado?
Uma dica valiosa e que sempre dá certo é pensar como um cliente: será que você se interessaria pelo produto e o compraria?

Por fim, a promoção deve ter uma validade (pois sem um prazo, ela deixa de ser uma promoção) e uma área de atuação, seja apenas na loja física ou virtual, ou em ambos os canais.  

Passo 4 – Alinhe a estratégia com toda a equipe

Não basta criar uma promoção incrível se a sua equipe não compartilha de todas as informações. Funcionários despreparados levam qualquer estratégia, por melhor que seja, por água abaixo.

Sendo assim, invista em treinamento da sua equipe! É muito importante que seus funcionários saibam das regras da promoção, como abordar um cliente e como explicar todos os benefícios que ele terá ao adquirir aquele produto. Somente assim o cliente ganhará confiança para realizar a compra.

Nossa dica é: não meça esforços para tornar a experiência do consumidor a melhor possível, porque cliente satisfeito sempre volta para comprar mais.

Passo 5 – Divulgue a promoção

Como fazer com que a sua promoção gere os resultados esperados? A resposta é: divulgação.

De nada adianta ter o melhor produto e oferecer as melhores condições de compra, se o consumidor as desconhece. Simplesmente as suas vendas não sairão do papel e você, com certeza, terá desperdiçado uma boa ideia.

Nesse sentido, manter uma presença online é muito importante, principalmente nos dias de hoje, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. O marketing digital vai possibilitar a ampliação da sua audiência, a construção de um relacionamento com seu público, além de conquistar autoridade para a sua marca.

Por outro lado, se você possui uma loja física vale a pena investir, também, em estratégias offline, como por exemplo, a panfletagem. Seja qual for a sua opção, a regra aqui é que as pessoas saibam da sua promoção.

Passo 6 – Analise o seu ROI

Por último, é preciso saber se os resultados foram alcançados após finalizada a promoção. Em outras palavras, é hora de medir o retorno sobre o investimento (ROI).

Esta etapa serve para avaliar todo o retorno que a promoção teve, assim você pode replicar a estratégia em outros produtos e ocasiões ou corrigir as falhas para as próximas promoções.

Para se chegar ao resultado, basta pegar o faturamento e subtrair com os custos da promoção.

Neste passo a passo você aprendeu a gerenciar uma promoção, desde como definir um objetivo e elaborar uma estratégia para criar uma promoção a alinhar a sua equipe e divulgar sua promoção para alcançar o retorno almejado.  

Outras dicas são:

  • aproveitar as datas comemorativas para a realização das suas promoções, pois são épocas em que as pessoas estão mais propícias a gastar;
  • fazer parcerias com seus fornecedores;
  • pesquisar com seus clientes-chave a aderência de sua estratégia.

Agora que você viu a importância de um planejamento antes de realizar uma promoção em sua loja, mãos à obra e boas vendas!

Com o WM10 você gerencia um grande volume de promoções, com data/hora inicial e final, com a possibilidade de integrá-las ao seu e-commerce. Entre em contato conosco e descubra as vantagens do nosso sistema!





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