fbpx

Custo operacional: aprenda como calcular e reduzir seu valor 4 semanas ago

O custo operacional está presente em qualquer empresa, já que é necessário para mantê-la funcionando. Porém, é importante estar atento às fontes de gastos, pois muitas vezes é viável reduzir seu valor.

Ao conhecer os custos operacionais da loja, é possível planejar melhores preços e aumentar sua competitividade. Além disso, ao adotar estratégias para diminuir as despesas, a empresa passa a ter mais dinheiro disponível para fazer novos investimentos.

Quer saber o que é o custo operacional, como calcular seu valor e reduzir as despesas de sua loja? Veja a seguir!

O que é custo operacional?

Os custos operacionais estão relacionados às despesas que uma empresa tem para manter seu funcionamento. No caso das lojas físicas ou virtuais, algumas das principais fontes de custos operacionais são:

  • aquisição de produtos para estoque;
  • pagamento de funcionários;
  • manutenção de computadores e outros equipamentos;
  • compra de materiais de escritório, como papel e tinta de impressão;
  • aluguel, hospedagem de site, água, luz, internet etc.

Como calculá-lo?

O custo operacional pode variar de um mês para outro, porém é importante calcular uma média dos valores gastos. Assim, é possível fazer um melhor planejamento financeiro e garantir o bom funcionamento da loja.

O primeiro passo para a realização desse cálculo é conhecer a fundo todas as despesas recorrentes da empresa. Para isso, é preciso fazer um levantamento de todos esses gastos mensalmente, com cuidado para não esquecer nenhum valor importante.

Esse levantamento deve ser feito durante um intervalo de tempo específico — geralmente de 3 a 6 meses — e, em seguida, é necessário fazer uma média dos valores obtidos. Para isso, basta fazer uma soma de todos eles e dividir pelo número de meses considerados.

Para saber a porcentagem dos custos operacionais da empresa em relação ao seu faturamento, basta dividir o valor obtido pelo faturamento médio da empresa nos últimos meses e multiplicar o resultado por 100.

Por exemplo, se uma loja tem um faturamento médio de R$ 10.000,00 mensais e uma média de custos operacionais de R$ 1.000,00 mensais, significa que esses custos equivalem a 10% de seu faturamento.

Como reduzir seu valor?

Ao reduzir os custos operacionais, a empresa passa a ter maiores lucros e se torna mais competitiva no mercado. Veja a seguir as principais formas de conseguir diminuir as despesas da loja.

Controle os desperdícios

Os desperdícios de materiais podem ocorrer em qualquer lugar da empresa, mas no caso das lojas é preciso dar atenção especial ao setor de estoque. Portanto, conscientize os colaboradores a fazer o armazenamento e manuseio dos produtos de forma adequada para evitar possíveis danos.

Além disso, é importante conhecer as reais necessidades de sua loja, planejar melhor suas compras e, ainda, fazer uma boa gestão do estoque. Ao girar o estoque de forma mais rápida, é possível evitar problemas com produtos parados há muito tempo.

Negocie diretamente com fornecedores

Procure avaliar melhor os preços praticados pelos fornecedores da loja e fazer negociações para diminuir gastos. Em alguns casos, pode ser interessante até mesmo trocar de fornecedor, não só em relação aos produtos do estoque, mas também aos prestadores de serviços — como telefonia ou internet.

Defina uma meta

Ao definir uma nova meta de porcentagem de custos operacionais a ser atingida em relação ao faturamento, fica mais fácil tomar as medidas necessárias para alcançá-la e visualizar melhor seus resultados. Portanto, estabeleça uma meta realista, informe o objetivo aos colaboradores e faça novos cálculos de tempos em tempos.

Adote um sistema de gestão

Um sistema de gestão permite registrar de forma organizada todos os custos operacionais da empresa, o que facilita seu cálculo e análise. Além disso, ele possibilita um melhor controle de estoque, já que permite conhecer o perfil dos clientes da loja e entender quais são os produtos mais buscados e quais as quantidades necessárias de cada um.

Como você viu, a redução do custo operacional da loja é muito positiva para a empresa, já que permite aumentar seus lucros e manter sua saúde financeira. Para isso, basta identificar as fontes de custos em todos os setores e adotar estratégias para otimizar os gastos do negócio.

Para evitar problemas financeiros e manter a loja funcionando é essencial conhecer bem todas as suas despesas. Confira mais um de nossos posts e saiba qual o custo real da sua loja!





Fique antenado sobre as Novidades

Não enviaremos spam!