fbpx

Tenha um controle financeiro da empresa impecável e saia do Excel! 5 meses ago

controle financeiro

A quantidade de empreendedores em nosso país é imensa. Porém, é preocupante o índice de fechamento de empresas no Brasil. Muitos iniciam um negócio para fugir do desemprego ou de um trabalho de que não gostam, mas acabam não se qualificando profissionalmente para a vida de empreendedor. Um dos erros que essas pessoas cometem é a falta de controle financeiro da empresa, o que pode levar a seu encerramento.

Você, como empreendedor, sabe que não basta amar o seu negócio. Também é necessário administrá-lo bem. Por isso, é essencial manter um bom controle financeiro da empresa e uma ferramenta bastante utilizada é o Microsoft Excel. Porém, será que é mesmo possível administrar de forma eficiente uma empresa apenas com planilhas de cálculo?

Continue lendo este artigo para entender por que é tão importante controlar bem as finanças do seu negócio e como a tecnologia pode ser de grande ajuda.

O que é o controle financeiro de uma empresa?

É claro que nenhum negócio é fonte inesgotável de receita. Para o dinheiro entrar e ser bem utilizado, é preciso muito trabalho e dedicação. Porém, alguns empresários talvez nem saibam exatamente qual é o lucro mensal do negócio.

É preciso que todas as receitas e despesas sejam registradas. Cada produto vendido deve ter sua receita contabilizada e também é necessário ter um bom controle das contas a pagar. Resumindo, um bom controle financeiro da empresa é um dos itens principais para manter o negócio no mercado.

Por que o controle financeiro da empresa é tão importante?

Um bom controle financeiro permite planejar as finanças. Afinal, ele possibilita, por exemplo, prever despesas e sazonalidades na procura por determinados produtos. Além disso, controlar entrada e saída de recursos permite planejar melhorias e investimentos para o negócio.

O controle financeiro da empresa é essencial para manter a saúde das finanças da organização, o que colabora para a sustentabilidade do negócio. Quando as finanças não estão bem, chega um momento em que o empresário percebe que não tem mais dinheiro para pagar os fornecedores. Em algum tempo, a empresa pode acabar encerrando suas atividades.

Como ter um bom controle financeiro?

Alguns empreendedores talvez se assustem com a ideia de ter que registrar as diversas informações que fazem parte de um bom controle financeiro. Porém, controlar as finanças da empresa não é tão complicado. Basta ter em mente que isso é para o bem-estar financeiro do negócio e seguir as dicas abaixo.

Entenda suas despesas operacionais

As despesas operacionais incluem todos os custos necessários para manter o negócio funcionando. Elas envolvem aluguel, contas de água, luz, telefone e internet, salários, impostos e outras despesas semelhantes.

Uma ferramenta que permite visualizar as despesas operacionais é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Esse documento contém um resumo das operações financeiras no decorrer do ano, apontando se houve lucro ou prejuízo.

Isso permite fazer um cálculo correto do preço do produto vendido. Afinal, tudo que a empresa vende deve contribuir para o pagamento das despesas operacionais.

Separe a pessoa física da jurídica

Muitos empresários erram nesse ponto, misturando o próprio dinheiro com o caixa da empresa. Porém, é bom entender que, de certa forma, o dono do negócio é um empregado e tem direito a um salário fixo.

Esse salário, chamado de pró-labore, pode ser retirado uma vez ao mês, mas o dinheiro da empresa deve continuar sendo da empresa. Assim, o negócio terá condições de arcar com suas despesas e até mesmo ser beneficiado com investimentos e melhorias no decorrer do tempo.

Faça controle de estoque

Quando um produto fica parado por muito tempo no estoque, isso não é bom. Afinal, produto sem ser vendido significa dinheiro sem ser recebido. Por isso, é importante evitar esse tipo de situação, analisando relatórios de vendas dos anos anteriores antes de fazer novos pedidos.

É necessário levar em conta quais produtos são mais vendidos em determinadas épocas do ano. Esse tipo de análise evitará, além da sobra de produto, falta de mercadorias que são procuradas pelos clientes. Controlar bem o estoque vai ajudar a otimizar os recursos da empresa.

Conte com a ajuda de um consultor

Vários empresários, embora entendam muito bem do produto que vendem, talvez tenham dificuldade com a administração da empresa. Assim, as questões financeiras acabam parecendo muito difíceis de entender e controlar. Talvez até se assustem ao ouvir expressões como capital de giro e fluxo de caixa.

Por isso, um consultor pode ser de grande valia, fornecendo orientações que ajudem o empresário a controlar as finanças da melhor forma possível. Essa é uma despesa que pode trazer bons resultados, contribuindo para a saúde financeira do negócio.

Use a tecnologia a seu favor

O Excel ainda é usado por alguns empresários para controlar as finanças do negócio. Porém, tente imaginar um sistema que, assim que um produto é vendido, dá baixa no estoque, adiciona o valor correspondente no caixa do operador, inclui o valor nos relatórios de receita e oferece diversas outras informações que são úteis na tomada de decisão.

O nome desse tipo de sistema é ERP, que se refere a Enterprise Resource Planning. Ele é mais conhecido em nosso país como sistema de gestão empresarial. Esse sistema integra as várias áreas de uma empresa de uma forma que o Excel não consegue fazer.

Embora o aplicativo da Microsoft tenha o seu valor, um negócio precisa de um sistema mais robusto que ofereça melhores condições para o empresário tomar as decisões do dia a dia. Como resultado de uma administração benfeita, um ERP pode até mesmo ajudar a aumentar o faturamento.

Conforme você viu neste artigo, um bom controle financeiro da empresa é essencial a fim de mantê-la saudável. É necessário ter uma boa visão de como estão a receita e a despesa e, para isso, é bom contar com a ajuda de um consultor e também com sistemas que sejam mais eficientes do que o Excel. A verdade é que administrar bem uma empresa requer ferramentas mais complexas do que planilhas de cálculo.

Agora você deve estar pensando em formas de implantar essas sugestões em seu negócio. Nós, da Web Managers, teremos o maior prazer em lhe ajudar a fazer isso. Portanto, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!





Fique antenado sobre as Novidades

Não enviaremos spam!