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Como fidelizar clientes no comércio? Veja 4 dicas essenciais! 3 semanas ago

Diversas pesquisas de mercado confirmam: para uma empresa, é mais barato fidelizar clientes do que conquistar novos. Além do mais, criar um relacionamento próximo e duradouro com o consumidor estimula o marketing boca a boca positivo para o seu negócio.

Mas, afinal, como fidelizar clientes no comércio para alavancar seus resultados e a imagem da sua marca? Confira as principais práticas que você pode adotar para atingir esse objetivo!

1. Conheça o seu cliente

Saber o perfil de quem procura pelo seu produto ou serviço é crucial para a sua sobrevivência no mercado. Para isso, você precisa obter informações certeiras sobre o seu público-alvo.

Já se perguntou qual é o tipo de pessoa que busca pelo que você tem a oferecer? Vale destacar que isso vai muito além de questões como renda média, escolaridade, idade e gênero. É necessário que você entenda os interesses, as dores, os gostos e as dificuldades do seu comprador padrão.

Nesse sentido, a dica é investir em pesquisas de mercado e questionários. Essas ferramentas ajudarão você a desenvolver as melhores estratégias para atender ao perfil do consumidor. Afinal, só conseguimos oferecer a solução ideal para um problema quando somos capazes de entendê-lo a fundo.

2. Foque na experiência de compra

Os consumidores de hoje criam vínculos afetivos cada vez maiores com as marcas. Por essa razão, não basta oferecer uma experiência de compra positiva: é importante desenvolver a personalização no atendimento ao cliente.

Com esse objetivo, o primeiro passo é se certificar de que sua equipe está alinhada com os seus valores e é capaz de contribuir com essa experiência. Para tanto, viabilize palestras, treinamentos e workshops que capacitem os seus colaboradores a respeito de um atendimento humanizado.

Nessa perspectiva, você terá a oportunidade de optar entre diversas alternativas. Por exemplo:

  • fornecer cupons de desconto para quem divulgar a sua marca nas redes sociais;
  • oferecer uma garantia diferenciada do mercado;
  • presentear seus clientes com conteúdos gratuitos e relevantes.

3. Cuide do pós-venda

Um pós-venda bem executado é um dos segredos para fidelizar clientes no comércio. A estratégia trata de todas as etapas que ocorrem depois que alguém faz negócio com você. Como exemplos de ações, podemos citar os contatos por e-mail e a oferta de cupom de desconto para segunda compra ou no mês de aniversário.

Para fazer um follow up eficiente, siga as dicas abaixo:

  • realize pesquisas de satisfação;
  • cumpra com o que prometeu;
  • envie conteúdo de relevância;
  • entre em contato em datas especiais;
  • ofereça exclusividades;
  • divulgue novidades em primeira mão.

4. Automatize processos

Automatizar os processos de atendimento se tornou indispensável para lidar com o novo consumidor. Não por acaso, as marcas de maior sucesso no mercado são justamente as que tratam o cliente com mais agilidade e interesse na resolução de problemas.

Nessa lógica, realizar a automatização no atendimento contribui para deixar o cliente final mais satisfeito, além de promover uma redução de custos operacionais.

Tendo como exemplo, um sistema ERP é responsável pelo planejamento de recursos de uma empresa e é um grande aliado de quem deseja fidelizar clientes no comércio. Isso porque fornece um histórico de compras do cliente, utiliza os dados para desenvolver as estratégias certas e ajuda a enriquecer os leads.

Então, que tal contar com essa ferramenta para fidelizar seus clientes? Entre em contato com a Web Managers e conheça as soluções que temos para a sua empresa!





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