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sistema TEF

Sistema TEF é mais segurança para sua loja! 4 anos ago

Sistema TEF hoje é indispensável, já que no Brasil temos mais de 200 milhões de cartões aptos a realizarem transações. De todas as transações realizadas por este volumoso número de cartões em 2014, cerca de 4% referem-se a transações suspeitas de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Após a incrementação dos chips nos cartões em substituição a tarja, este número vem diminuindo, mas a má manipulação das máquinas POS ainda fazem com que este número seja alto. Já com o uso do sistema TEF, aniquilamos mais algumas possibilidades de fraude e erros que serão demonstradas abaixo:

1 – A prática mais comum é a digitação do valor diferente do realmente realizado na compra, que pode acontecer por erro ou má fé do vendedor, já que raramente o comprovante do cartão é verificado pelo cliente ou até mesmo solicitado.

2- Outra prática realizada há muito tempo, é quando a pessoa que está operando o POS solicita a senha ao cliente sem ao menos ter digitado o valor, obtendo assim a senha do cartão no visor da maquineta. Com o TEF o valor já vem estipulado no pinpad devido a integração do sistema TEF com o caixa da loja, deixando dessa maneira para que realmente necessite apenas que o cliente digite sua senha.

3 – Com o TEF evita-se o contato físico do atendente com o cartão, solicitando apenas que o cliente insira o cartão no pinpad.

4 – Mesmo que uma máquina POS não seja adulterada, a sua transmissão de dados para as operadoras de cartões é feita de maneira aberta através das linhas de telefonia, já com o TEF cria-se um túnel de conexão direta, através de um software chamado VPN, e encapsula os dados a serem enviados as operadoras de cartões.

5 – Todas as empresas fornecedoras do serviço TEF se preocupam muito com a segurança e integridade dos dados, usando sempre as tecnologias mais avançadas. Além disso, fornecem suporte direto ao cliente, trazendo excelência, rapidez e confiabilidade em todo processo.

Receber os mais diversos tipos de cartões em seu estabelecimento é indispensável. Com essas simples dicas e o investimento certo, o processo trará somente benefícios a sua loja.

 

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auditoria interna

Auditoria interna através de um software de gestão 4 anos ago

Muito se tem ouvido sobre auditoria interna, devido ao grande aumento no fluxo de informações que as empresas vem adquirindo. Ainda mais nas empresas que não usam nenhum software de gerenciamento, para organizar e quantificar tais.

Mas podemos dizer que a auditoria interna não é nenhum bicho de sete cabeças, quando se tem a ferramenta adequada para realizar este procedimento. Então destacamos várias maneiras de se realizar uma auditoria interna de maneira rápida, precisa e eficaz.

Auditoria de vendas: Na auditoria interna de vendas, alguns pontos são mais importantes na hora da avaliação como, por exemplo, por que está havendo tantos itens excluídos das vendas; quantidade de vendas estornadas; ou descontos fornecidos. Com esta série de informações é possível obter toda transparência das transações.

Auditoria de produtos: Quais produtos foram cadastrados; por qual usuário; quais entraram através de compra; ou foram editados de maneira manual.

Auditoria de nível de acesso: Quais usuários tem acesso a determinadas partes do sistema. Isso evita que usuários atuem em áreas que não são da competência direcionada, ou até mesmo, pode evitar que fraudes sejam realizadas.

Auditoria de processos realizados: Uma auditoria de processos realizados verifica a eficácia dos controles e procedimentos de segurança existentes, a eficiência dos processos em uso e a correta utilização dos recursos disponíveis que o sistema oferece. Dessa forma, assessora a administração na elaboração de planos e definição de metas para os próximos meses, colaborando no aperfeiçoamento dos controles internos, apontando deficiências e irregularidades que possam comprometer a segurança e o desempenho organizacional.

Auditoria de acesso ao sistema: Na autoria interna de acessos, podem ser verificados quais usuários entraram no sistema, se foi da própria empresa ou em outro local, além de verificar os horários.

Estes são apenas tópicos de metodologias a serem usadas, mas esperamos tê-lo ajudado com este artigo. Ficamos à disposição para todos que quiserem saber mais sobre este assunto.

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dia dos pais

O Dia dos Pais está chegando. Já comprou o presente? 4 anos ago

A resposta provavelmente é não. A maioria de seus clientes também não compraram os presentes para o Dia dos Pais, então é hora de preparar a loja e chamar a atenção de quem vai as compras. Acredite no momento, pois mesmo em tempos de baixo volume de vendas todos querem demonstrar seu carinho pelo pai.

Olhe para sua loja e reflita: “O que pode ser um presente interessante para o Dia dos Pais?”.

É uma data especial, afinal a grande maioria dos filhos quer encontrar “O” presente para seus pais, este sentimento leva as lojas pessoas dispostas a gastar menos e outras a gastar mais. Encontre opções de presentes para aqueles que estão dispostos a gastar menos e elabore o “Kit do Papai” para aqueles clientes que estão em busca de algo marcante para comemorar este dia, e consequentemente a gastar mais. Explorar todas as alternativas aumentam as chances do cliente sair da sua loja com mais sacolas do que ele próprio imaginava.

Com a aproximação da data o número de pessoas nas ruas aumenta, mas a disposição de compra não parece ser a mesma e é por este motivo que a loja preparada para oferecer boas opções de presente para essa data tem grandes chances de realizar mais vendas.

O sentimento de presentear uma pessoa tão especial como o pai pode ser explorado como tema para o momento, algumas opções são:

  • Gravar vídeos com o celular ou câmeras digitais com os filhos ou a família declarando o amor pelo Pai, falando tudo o que estiver em seu coração e postar nas redes sociais da loja. Pode ser feito em qualquer canto da loja. Este tipo de ação atrairá seguidores e curtidas que vão aumentar a relevância da sua marca no mundo digital. Peça ao seu advogado para elaborar um termo de uso de imagem para se precaver de situações desagradáveis.
  • Peça as crianças pequenas que façam desenhos para o papai. As crianças ficarão ocupadas enquanto as mães ficam mais a vontade para escolher o presente. Coloque o desenho dentro do pacote e surpreenda, os pais adoram isso!

Existem muitas dicas para aproveitar esta data, o presente para o Dia dos Pais é antes de tudo, uma demonstração de carinho e respeito. Use a criatividade para vender mais e agradar os clientes. Clientes satisfeitos e bem atendidos sempre voltam.

Confiabilidade do cliente

A confiabilidade do cliente no comércio aumentou 4 anos ago

De acordo com o INEC (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), a confiabilidade do cliente no setor varejista aumentou. O pequeno aumento de 1,8% está sendo encarado de maneira positiva pelos lojistas, levando em conta as diversas dificuldades que o país vem enfrentando e que afetam direta e indiretamente todo tipo de comércio. O brasileiro está menos pessimista em relação a crise econômica, o que tem elevado a confiabilidade do cliente a crescer novamente, gerando o retorno positivo nos números.

Este índice começou a ser estudado no ano de 2001 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) juntamente com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Os números atuais de 2015, quando se comparado ao mesmo período de 2014, se mantem 10,6% menor.

De acordo com a CNI, este aumento na confiabilidade do cliente deve-se principalmente a expectativa de melhora na renda pessoal dos brasileiros que teve crescimento de 5,5%, significando que os clientes tem perspectivas positivas em relação a seus ganhos pessoais.

Para o lojista, é hora de aproveitar esta onda de pensamentos positivos e aumentar ainda mais a confiabilidade do cliente, trabalhando e aprimorando todos os detalhes da sua loja.

 

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plano de marketing

Plano de marketing: Quem é visto, é lembrado! 4 anos ago

Como anda o Plano de Marketing da sua loja? Pois é, já não basta a concorrência local para tornar o mercado cada vez mais competitivo, agora com a onda das estratégias digitais, o Plano de Marketing é indispensável para as empresas que queiram manter a estabilidade e visibilidade.  Pensando nesses fatores, abordaremos ideias que darão um up na imagem da sua loja e que te ajudarão na organização do seu Plano de Marketing.

Um dos primeiros passos para desenvolver o Plano de Marketing da sua loja é criando um calendário anual, visando todos os feriados; as datas em que as vendas aumentam; e assim por diante. Primeiro passo dado, chegou a hora de realizar uma análise de cada um dos dias: “Irei realizar promoção ou preço diferenciado nestes dias?”. Então pré-estabeleça as regras para cada situação e já deixe agendado em seu sistema todos estes eventos, para que no dia e hora programada, automaticamente os produtos entrem e saiam da promoção especificada para aquele período, e todos saibam como será a ação de cada dia.

Agora para entendermos um pouco mais sobre Plano de Marketing, vamos conhecer “os 4 P’s”:

Produto

– O que o cliente quer do produto?

– Quais atributos ele precisa ter?

– Como ele será usado?

– Qual sua aparência?

 Preço

– Qual o valor oferecido pelo seu produto?

– Existem referências na sua área?

– O cliente é sensível ao preço?

Praça

– Onde o cliente procura seu produto?

– Como você pode acessar canais de distribuição?

– Qual o tipo de esforço de venda?

– Onde seus concorrentes estão?

Promoção

– Onde você vai anunciar seu produto?

– Qual o melhor momento para promover?

– Qual o padrão de mercado para esse tipo de produto?

– Onde você vai anunciar seu produto?

– Qual o melhor momento para promover?

– Qual o padrão de mercado para esse tipo de produto?

Mãos a obras!? Para conhecer mais sobre cada item descrito acima, conte com agências de publicidade. Busque ideias no mercado para destacar o seu negócio e ter o diferencial que todos os consumidores buscam!

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Venda consignada

Venda consignada: explore essa tática! 4 anos ago

A venda consignada está tomando cada vez mais espaço no mercado atual, até mesmo nos grandes centros. O motivo deste aumento é simples: aumento do faturamento!

Isso mesmo lojista, a venda consignada consiste em que o vendedor ou fornecedor exponha seus produtos por meio de outra pessoa, aumentando a visibilidade e expandindo o público alvo. Comparando-se até mesmo com um marketing de maneira gratuita, pois seu produto será levado até o cliente, com a maior possibilidade de conversão em venda possível.

Além das vantagens acima, ainda temos a economia em relação ao custo de estoque, porque ao mesmo tempo em que se pratica a venda consignada, pode-se comprar em consignação também, correndo menos risco e aumentando o giro das mercadorias no estoque do seu estabelecimento.

Mas atenção, não vale a pena entrar nesta nova área de vendas às cegas. É necessário primeiramente criar parâmetros e métricas a serem seguidas, como: 1. Quanto tempo a mercadoria pode ficar fora da loja em consignação? 2. Quando serão feitos pagamentos para fornecedores? 3. Como controlar a conversão de consignados em venda? Essa série de perguntas poderão ser respondidas e auditadas através de um software específico para o varejo. Que lhe permite o controle total da sua loja, seja nas vendas convencionais ou dando novas possibilidades de expandir seu negócio.

Tendo em mente toda visão do seu negócio e a organização ideal, o que está esperando para abrir novos caminhos de venda? Vamos lá! Mãos a obra! Conte conosco para auxiliá-lo. Tire suas dúvidas e/ou compartilhe suas ideias conosco comentando este artigo.

Use a tecnologia a favor do seu negócio! Solicite uma demonstração grátis do Sistema para loja WM10

planilha de gastos

Planilha de gastos é coisa do passado! Use a tecnologia a favor do seu negócio 4 anos ago

Esqueça a antiga planilha de gastos, feita a mão e sem padrão. Essa antiga planilha de gastos já foi uma ótima ferramenta, visto que supria as necessidades com eficiência, mas é claro, a velocidade das informações e o volume de dados era bem menor, além de uma série de outros fatores que a tornavam eficaz.

Nos dias de hoje, a antiga planilha de gastos não traz a segurança necessária, como o backup automático, além disso, o risco de extravio ou perca de informações é altíssimo, agravando a situação de qualquer tipo de empresa, que produz um grande volume de dados. Outra grande necessidade que a planilha antiga não contempla, é o acesso às informações em tempo real e de qualquer lugar através de dispositivos móveis, algo que suma importância na correria da Era Digital.

Para garantir uma boa gestão financeira, devemos definir um responsável pelas informações e dados financeiros do negócio, e os operadores que estão autorizados a baixar pagamentos, lançar despesas e por aí vai. Então entra outra ineficiência da planilha de gastos, podemos analisar que o acesso de múltiplas pessoas aos dados não estará seguro, pois não terá logs de movimentações com seus históricos. De nada adianta você ter familiaridade com números e planilhas se você não registrar as informações de forma segura e contínua.

A disposição de acabar com a planilha de gastos e suas inseguranças, indicamos o uso da tecnologia em junção com a administração, buscando evoluir maneiras e rotinas de trabalho, visando mais eficiência e otimização de qualquer tipo de tarefa que leve ao resultado almejado para seu negócio, com modernidade, facilidade e a flexibilidade que o seu negócio merece e necessita.

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promoção relâmpago

Promoção relâmpago: Como realizar? 4 anos ago

Todo lojista que se preza gosta de realizar promoção relâmpago, até porque os clientes saem em busca disso. Mas como realizar algo diferente da concorrência?

Hoje em dia todas as lojas fazem promoção, brigam no preço, anunciam seu produto e continuam vendendo a mesma coisa, e no meio disso tudo, o método mais usado é a promoção relâmpago. Os lojistas gastam dinheiro e tempo mas não atingem o objetivo que é vender mais, e pior, ninguém se propõe a fazer algo diferente.

Vai um alerta! Toda promoção precisa ser planejada. Não pode ser feita apenas com base no saldo de estoque ou nos períodos de vendas mais baixas. Planejar a promoção relâmpago exige uma análise do comportamento do cliente; é preciso observar alguns relatórios sobre movimentação de produtos; etc. Veja algumas dicas:

  • identifique os produtos que tem melhor rentabilidade;
  • os com saldo de estoque em excesso;
  • quais os mais vendidos;
  • e produtos que podem formar a “venda casada” (tênis/meia).

Analisando estas informações é hora de planejar sua promoção relâmpago:

  1. Faça o levantamento das vendas durante três períodos do mês, de 10 em 10 dias, e escolha o período que gostaria de aumentar as vendas. Então já temos a data de início e a data final para a promoção.
  2. Elabore duas promoções. A primeira para ser aplicada durante o período completo. Esta lista pode ser formada por produtos com saldo de estoque em excesso e os produtos que podem formar a venda casada. Se houver espaço na loja, organize ilhas de exposição identificando-as com cartazes ou etiquetas que vão sinalizar a promoção, ou organize os produtos de forma que fiquem próximos e possam influenciar a venda por impulso. Aplique o desconto maior nos produtos com saldo de estoque em excesso e o desconto menor nos produtos que podem formar a venda casada. A primeira fase está pronta.
  3. Passe para a próxima fase agora. Para ser utilizado no final de semana dentro do período escolhido, elabore a lista de produtos para promoção relâmpago. Para esta segunda lista, escolha entre os produtos com maior rentabilidade e os produtos mais vendidos. Aplique descontos iguais mas em menor proporção para mudar o preço de verdade, o cliente percebe isso. Diferente da promoção anterior, espalhe estes produtos pela loja, identifique sua localização com balões ou banners que possam atrair a atenção do cliente, desta forma o cliente vai caminhar por toda a área de venda e a chance de comprar itens com preço normal é maior.
  4. Depois de todo este trabalho, comunique seus clientes utilizando o e-marketing associado a propagandas mais comuns em sua região.

O Sistema WM10 pode oferecer todas estas opções de relatório e e-marketing, possui também a promoção programada para não correr o risco de esquecer de alterar os preços.

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técnicas de venda

Técnicas de venda: mantenha a equipe no foco! 4 anos ago

Técnicas de venda são um conjunto de ações e planejamentos que levarão a um resultado final, como propriamente dito, levarão à concretização de uma venda. Seja qual for o ramo de atividade, a maioria das técnicas são genéricas e devem ser acompanhadas do poder de persuasão da pessoa que está aplicando, ou seja, do VENDEDOR! É certo, uma equipe experiente e motivada saberá qual a melhor hora para usar cada uma das técnicas de venda. Confira abaixo algumas das mais importantes técnicas de venda praticadas no mercado:

  • Certifique-se de que as pessoas que estão vendendo seu produto ou serviço tem a qualificação necessária e conhecimento sobre o que estão manuseando, afinal os vendedores são o “balcão de exposição” dos produtos da sua loja.
  • Diferenciar a abordagem, assunto e até mesmo a forma de apresentar cada produto individualmente é essencial, afinal não é possível vender um televisor da mesma forma que vendemos roupas. Esta técnica de venda é chamada de script de venda, criando assim uma rota de venda para cada produto.
  • Organização; podemos criar rotinas internas selecionando clientes com o mesmo poder de compra, para suprir o baixo movimento realizando a chamada destes clientes até a loja.
  • Marketing; as vendas realizadas na área de venda dentro da loja, devem seguir os mesmo parâmetros usados em estratégias digitais, trazendo assim maior confiabilidade ao cliente, que irá notar a seriedade dos anúncios realizados nas chamadas de marketing.
  • Uma boa carteira de clientes; isso significa abraçar o cliente, trazendo-o para sua base de dados, mantendo-o informado sobre todas as informações de promoções. Lembre dos aniversariantes; pratique marketing de relacionamento.

Um bom gestor monitora todas as ações de técnicas de venda citadas acima. Com o sistema para loja WM10 é possível acompanhar todas elas em tempo real, de onde estiver. Prepare-se, aplique essas práticas no dia-a-dia e aumente a conversão em suas vendas!

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gestão financeira

Gestão Financeira para loja de varejo 4 anos ago

A gestão financeira é um bom começo para quem precisa se organizar e planejar quais mudanças tem maior prioridade para seu estabelecimento. Ainda mais em tempos de poucas vendas, onde todo empresário está com a cabeça cheia de pensamentos e preocupações: “Como vou aumentar minhas vendas?” “Como faço pra melhorar a gestão financeira da minha loja?”.

Primeiro, você sabe o real custo da sua loja? Esta é uma questão primordial, até porque, saber onde estão sendo gastos os recursos financeiros é tão importante quanto saber quais despesas podem ser reduzidas. Com o Sistema WM10 o lojista pode analisar as despesas dos últimos meses e planejar a redução de custos através do DRE em junção com a gestão financeira aplicada.

As vendas são a chave do sucesso de uma loja, em períodos de queda é preciso motivar os vendedores no dia-a-dia. A forma mais eficiente é proporcionando ganhos financeiros. Para ganhar mais, o vendedor precisa vender mais. Para isso as metas precisam ser redefinidas e ajustadas ao momento atual. O Sistema WM10 possibilita ao gestor planejar e acompanhar de perto as metas de vendas através do modulo de Comissões. Como é preciso agir rápido, as metas podem ser definidas por semana, tornando os objetivos menores e atingidos com mais facilidade, tornando tudo mais estimulante. Lembre-se, dividir a meta por semana não significa reduzir o objetivo e sim trabalhá-lo em partes.

A gestão financeira melhora o poder de compra do lojista, e para isso é preciso ter o estoque organizado e controlado para evitar situações comuns, como falta de produto na área de vendas ou excesso de produto no estoque, comprometendo o capital de giro.

Planejar as compras do final de ano, como já citado no artigo anterior sobre Fluxo de Caixa, vai ampliar a visão dos recursos disponíveis e orientá-lo de forma estratégica como poderá negociar prazos e descontos com seus fornecedores. Quem utiliza o WM10 não negocia no escuro pois tem à mão o custo da última compra realizada.

É isso, o Sistema WM10 veio para apoiar os lojistas na gestão financeira em momentos importantes e será a melhor ferramenta de gestão quando as vendas decolarem… mas isso é uma outra história!

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