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4 dicas matadoras para aumentar o ticket médio 8 meses ago

De acordo com o autor e palestrante Josh Kaufman, para uma empresa alcançar o sucesso, é necessário fazer uma inteligente combinação entre dinheiro, status, poder, conhecimento, proteção, prazer e até excitação. Além disso, também é necessário comunicar todo esse processo com seu público-alvo de forma clara.

“At the core, all successful businesses sell some combination of money, status, power, love, knowledge, protection, pleasure and excitement. The more clearly you articulate how your product satisfies one or more of these drives, the more attractive your offer will become” — , Josh Kaufman, The personal MBA.

A partir dessa análise, é possível entender um pouquinho da importância de se realizar uma boa estratégia de pricing. Afinal, o preço cobrado pelo produto ou serviço oferecido pela empresa está diretamente relacionado à percepção de valor da sua persona. No entanto, uma boa estratégia de pricing vai além das táticas de marketing.

Um preço bem elaborado e validado para com o mercado é o motor que fará a empresa aumentar a velocidade em que corre. Mas, de nada adianta cobrar mais se não entregar um valor agregado que convença o público de que o preço é justo. Pensando no assunto, reunimos algumas dicas interessantes para ajudar sua empresa a aumentar o ticket médio. Confira!

1. Ofereça produtos complementares

Robinson Shiba, empresário de sucesso e criador de uma das maiores redes de comida asiática do Brasil, sempre dá dicas para empresários durante a série Shark Tank Brasil sobre mix de produtos. Para o desenvolvedor da China in Box, uma empresa que trabalha com um único produto tem grandes dificuldades para se destacar no mercado.

Por isso, a dica é trabalhar com um mix de produtos mais variado. Essa atitude aumenta a probabilidade de conquistar um ticket médio superior e também oferece oportunidades de o empresário perceber mudanças de comportamento do consumidor.

2. Crie combos ou kits de vendas

Uma segunda dica interessante é oferecer kit de produtos que se complementam. Essa prática é encantadora, pensando que o consumidor pode estar esquecendo de uma determinada necessidade. Um exemplo dessa atitude é o combo de brinquedos com pilhas que os fazem funcionar.

Essa prática é tão eficaz que já existem livros, como Contágio — Por que as coisas pegam, de Jonah Berger, que desenvolvem bons capítulos sobre a importância desses gatilhos mentais.

3. Trabalhe com descontos

Sem dúvidas, uma das principais estratégias de vendas de curto prazo no varejo é trabalhar com descontos. Por isso, essa prática não é um diferencial, é uma atitude obrigatória das empresas que estão presentes nesse mercado tão competitivo.

Por isso, pensando em aumentar o seu ticket médio, pense em quais modelos de descontos a sua segmentação de mercado mais se interessa. Alguns exemplos são:

  • desconto progressivo por quantidade de produtos comprados, por exemplo: 10% em 2 produtos, 20% em 3, 40% em 5;
  • produtos grátis, como: compre 2, leve 3;
  • desconto a partir de uma quantidade de produtos comprados, por exemplo: 25% de desconto a partir de 5 peças;
  • desconto em valor bruto, como: ganhe R$ 130 a cada R$ 500 em compras.

4. Invista em treinamento da equipe

Todas as práticas citadas são importantes. Mas, para funcionarem é indispensável um time bem treinado que tenha como foco o bem-estar do cliente. Afinal, todos os dias milhares de empresas perdem boas quantias de dinheiro devido a um atendimento insatisfatório. Por isso, não foque apenas nas técnicas mas também no treinamento do seu time.

Sem dúvidas, para uma empresa ganhar fôlego financeiro e se manter competitiva é necessário ter um bom ticket médio. Para isso, a aplicação de algumas práticas pode ajudar de forma muito significativa. Para potencializar os resultados, a aplicação de tecnologia nos processos é uma ótima alternativa.

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