QUEM LEVOU MEU CLIENTE?

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Parafraseando o Livro escrito pelo Dr. Spencer Johnson, “Qem Mexeu no Meu Queijo – 1998”, este artigo sobre Quem Levou meu Cliente tenta despertar o senso crítico dos empresários para a importância de conquistar, reter e aproximar-se dos Clientes, o motivo da existência de qualquer empreendimento no mundo.

Aparentemente muitos empresários estão céticos quanto a realizar treinamento de seu pessoal para atendimento ao cliente, isso se deve ao fato de ja terem feito no passado e investido recursos sem alcançar os resultados desejados: Crescimento nas vendas!

O que poucos compreendem é que não basta um sorriso do vendedor para encantar o cliente, não basta investigar o comprador para descobrir como oferecer mais e mais produtos a ele. Isso não é suficiente, na maioria das lojas o cliente é bem tratado na entrada e enquanto escolhe seu produto, o atendimento não acabou ai, quando é encaminhado ao crediário ou ao caixa o atendimento de excelência precisa continuar e é a partir desta fase que a coisa se perde, o Cliente deixa de ser importante, afinal já escolheu o que vai comprar.

Muitos Clientes, mesmo que mal atendidos na segunda fase de sua jornada na loja, finalizam a compra suportando situações desagradáveis de atendimento, apenas para encerrar o assunto e ir embora. Nunca mais voltam e na primeira oportunidade vão reclamar do atendimento da loja para os amigos.

Bom, mas isso todos ja sabemos. Então porque ninguém se atenta para a necessidade de criar engajamento entre o cliente e sua marca, um engajamento tão forte a ponto de proporcionar ao comprador alegria quando vai a uma loja que o atende com respeito e presteza.

Engana-se quem pensa que o atendimento e satisfação do cliente acabou quando ele saiu feliz da loja, manter contato com o cliente ativa e suas lembranças o prazer e satisfação que ele sentiu naquele dia, sua marca é fortalecida e lembrada sempre que for necessária uma nova compra.

O Sistema WM10 oferece recursos para uma boa gestão dos clientes, cadastro completo, informações financeiras e resumo do histórico de consumo do cliente em sua loja são informações valiosas que permitem estabelecer um relacionamento mais próximo com o Cliente deixando-o disposto a consumir em sua loja sempre que necessário.

Acolher o cliente na chegada, entender para atender bem, dar continuidade ao bom atendimento na fase final da venda e realizar um pós venda de qualidade deixa o cliente imune aos ataques da concorrência. É do conhecimento de todos que “Preço e Produto” não são exclusivos, o que faz a diferença no momento de decidir por esta ou aquela loja é a experiência do Cliente na última compra.

Treine sua equipe, desenvolva procedimentos internos, proporciona a melhor experiência de compra em sua loja e faça uso de ferramentas como o Sistema WM10 para um boa gestão de clientes.

Conheça mais o Sistema WM10 para gestão de lojas.

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